quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Pretensa fake II

Intenção de voto na primeira volta das eleições presidenciais de 24 de Novembro.


Sondagem realizada de 18 a 20 de Novembro

Com a mesma metodologia da sondagem anterior, colocaram-se urnas em bancas discretas de zonas comerciais populares nas cidades de Canchungo, Gabú, Bafatá e Buba (estava inicialmente previsto efectuar a sondagem círculo por círculo, mas não foi possível reunir condições logísticas que o permitissem), mantendo-se a de Bissau no mesmo sítio que a semana passada, se bem que com bastante menos adesão, talvez por não ser novidade (não se pensou em clarificar a intenção de medir uma eventual evolução do sentido de voto).

Bissau

Buba

Canchungo

Gabú

Bafatá

Tal como da primeira vez, distribuíram-se boletins, mas limitados apenas aos seis concorrentes com mais de 1% de intenções de voto, identificados na primeira sondagem em Bissau. Abandonou-se o pedido do cartão de eleitor (foi tudo feito na base da confiança, e acrescente-se que não houve nota de qualquer tentativa de viciar as regras em nenhuma das urnas simuladas). Das 6000 cópias disponibilizadas (2000 em Bissau e 1000 em cada uma das outras cidades), foram recolhidos das urnas fictícias um total de 1744 boletins,

Nota importante: a equipa responsável não pretende que os dados sejam representativos do universo de votantes; só acredita quem quiser.

Devido à falta de dados, não se apresentam projecções nacionais ponderadas. Limitámos o cálculo à contagem dos votos válidos (não houve brancos, apenas um nulo assinalando simultaneamente dois candidatos). Apresentamos os resultados separadamente e de forma agregada. Em Bissau, apresenta-se ainda a evolução das intenções de voto em relação à semana passada.

Fica um agradecimento a todos aqueles e a todas aquelas que colaboraram desinteressadamente nesta sondagem de opinião.

Sem comentários:

Enviar um comentário